30/10/2013

Os 5 Ps para uma Apresentação eficiente


Quem trabalha com marketing está acostumado com o Ps: temos os 4Ps do marketing, os 6Ps do marketing de varejo, 8Ps do marketing digital e por aí vai. 

Acredito que os Ps sejam um dos maiores legados do querido Philip Kotler, e por aqui não é diferente. Identificamos os 5Ps da apresentação, que, assim como os Ps do marketing, nos ajudam a dividir o assunto em cinco pilares importantes e que devem ser considerados em uma apresentação profissional: 


1. PLOT

Palavra ainda bastante desconhecida, mas muito usada por roteiristas

A tradução mais livre da palavra é trama, ou enredo – é a linha condutora de ações executadas ou a executar pelas personagens numa ficção, a fim de criar sentido ou emoção no espectador.

O Plot contempla a geração do conteúdo, sua adaptação para os slides, criação de figuras de linguagem, exemplos ou histórias (storytelling) que ajudam nessa transmissão e a organização de todos elementos num arco criativo, que vai garantir o ritmo de informações, com inteligência, estratégia e ritmo.
2. PÚBLICO-ALVO

Fundamental para quem trabalha com comunicação e frequentemente esquecido pelos oradores, conhecer e criar a apresentação pensando no público-alvo ou persona é parte fundamental para o sucesso dela. 

Veja também: 


Para conhecer melhor o seu público alvo, antes de começar a escrever o seu Plot, pergunte-se quais são as suas preocupações? Imagine porque eles acordaram naquele dia, saíram de suas casas e foram assistir a sua apresentação. Com certeza eles têm perguntas e estão buscando suas respostas. Você consegue responder essas questões? O objetivo e a mensagem da sua apresentação conseguem cumprir esse papel?

Conseguir responder as dúvidas do seu público, falar a mesma língua, ajustar a sua mensagem para eles vai garantir a conexão engajamento. que você precisa para se comunicar melhor.

Nenhuma apresentação deve sair do papel sem esse conhecimento. Sabendo com quem vamos falar vai impactar em todo o processo de criação da apresentação, principalmente o Plot e a Produção.


3. PRODUÇÃO

Produção é a criação dos slides

Mas não é simples assim: dividimos essa etapa em duas fases: 

- A primeira é a Direção de Arte, o pensamento global da arte da apresentação, contempla todas as diretrizes do briefing e cria uma linha visual única e exclusiva para aquela apresentação. 

Essa arte é desenvolvida pensando na identidade visual do cliente, do assunto da apresentação, seu humor, objetivo, mensagem, entre diversos outros.

- A segunda é o Design, onde criamos slide por slide, ressaltando sua ideia principal. Criamos com o cuidado de conceito, diagramação das informações, visibilidade, escolha de cores e de fontes. 

Todo esse cuidado distinto por slide garante a qualidade da transmissão da mensagem e dá unidade criativa para a apresentação: pensar a criação e o design de cada slide garante o sucesso da apresentação na hora da sua entrega, que é o palco.


4. PALCO

O momento onde o produto é entregue ao seu público, onde ele acontece. 

Buscamos responder suas questões e transmitir a nossa mensagem de maneira confortável, eficiente e eficaz. Precisa ser pensado e trabalhado desde o começo da criação da apresentação para que tudo seja respeitado (tempo, pausas, ênfases etc.).

Uma das principais funções da apresentação no momento do palco é auxiliar o palestrante com imagens para o seu raciocínio. Temos dois meios de transmissão de uma mensagem: o verbal (palestrante) e o visual (apresentação), e equilibrar a ambos é essencial para o sucesso da apresentação. 

Pensamos em como a apresentação vai ajudar o palestrante a chegar no seu objetivo. Aliás, sem palestrante, não há apresentação. Por isso ele é o nosso quinto P.


5. PALESTRANTE

A apresentação é o apoio, serve para transmitir a mensagem visual daquele assunto, ilustrar ideias e argumentos do conteúdo e ajuda a guiar o público até o seu objetivo. Mas não é só isso.

A apresentação também é apoio do orador para que ele se lembre dos assuntos que deve abordar, da sua ordem e de como fazer os ganchos entre eles.

Por isso, conhecer o palestrante é essencial para criar um material que seja confortável para ele, afinal, uma apresentação eficiente gera engajamento e cria conexões com o público. 

Mas para isso é preciso entender as duas partes. O palestrante é uma pessoa mais despojada, criativa, engraçada ou séria? Como ele se coloca no palco? São pontos fundamenteis para guiar a criação da apresentação. Assim tudo fica melhor. para você e para o seu público.


Todos esses 5Ps são importantes para uma ótima apresentação. Tire-as do papel e mãos à obra!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: