08/10/13

Saia da mesmice e inove: Gifs animados em e-mail marketing

Todos que trabalham com e-mail marketing sabem o quão difícil é instigar a curiosidade do público para gerar conversão em cliques. Já pensou em fazer isso com GIFs animados? Pois bem, saiba que eles podem ajudar muito a destacar os pontos mais importantes da campanha, sem torná-la pesada.

Ao longo dos últimos anos, o significado de um GIF (Graphics Interchange formato) na Internet passou de algo simplesmente cômico para uma verdadeira forma prolífica de arte cultural.

Em uma época de ascensão das classes sociais na web e uma tolerância para diminuir tempos de carregamento lento das páginas (atribuída em parte a um crescimento de mobile marketing audiência), os GIFs vem aparecendo em uma série de lugares improváveis, desde memes, sites de piadas até mesmo no jornalismo online.

Quando se trata de promoção e venda em e-mail marketing, os GIFs fazem muito sentido. Eles chamam muita mais atenção do usuário do que qualquer outro texto e imagem, além de deixar o e-mail com uma cara mais atraente e profissional.

Simples de produzir, os GIFs agregam valor à arte, à mensagem em si e aumentam consideravelmente a taxa de cliques. Ao decidir se deve ou não incluir um GIF na sua comunicação de marketing, pergunte a si mesmo qual será o objetivo da animação e qual o valor que ela vai trazer para o seu cliente.

Trago duas campanhas criadas pela agência Next Target que se tornaram cases entre seus clientes.


De olho no call to action

A animação simples no banner destaque ou até mesmo no menu do e-mail é uma ótima maneira de chamar a atenção de seu usuário e é neste começo do e-mail que ele deve ser inserido. No caso abaixo, campanha da Mash Online, a animação foi focada no call to action, o boneco aparece pulando entre botão na ação para o Dia do Solteiro.




Mostrando o seu público que sua marca é divertida

As melhores práticas para e-mails são um conjunto de normas que devem ser adaptadas com base no aspecto mais importante de qualquer marca: audiência e a conversão.  Hoje o humor é bastante usado pelas empresas quando falamos de marketing digital. Na campanha abaixo, também da Mash Online, o GIF chamou atenção com a brincadeira de que está na hora de trocar as cuecas velhas.




























Explore os GIFs nos produtos

Neste último exemplo, a Schutz em um GIF que explorou diversos produtos da coleção da marca. Divertido e original, a animação mostra uma arara sendo preenchida por bolsas, jaquetas, sapatos e caixas da marca.



































Vantagens do uso de GIFs em e-mail mkt


1. Movimento atrai atenção
Existem muitos estudos que comprovam que somos mais atraídos por movimentos do que por imagens estáticas. Esse fato é relevante o suficiente para que você insira um GIF no começo da campanha. A tendência é que, ao ver uma animação interessante, a pessoa leia a campanha inteira.

2. Ele é assistido até o fim
As pessoas sabem que normalmente GIFs animados são curtos, portanto o assistem até o fim. Todos adoram uma informação que é fácil de ser consumida.

3. GIFs são populares e divertidos
Muitas pessoas estão acostumadas a ver GIFs frequentemente, seja em sites de humor ou em redes sociais. Incluí-los em suas campanha significa acompanhar esta tendência.

4. Ele ainda é pouco usado no e-mail mkt
Ainda vemos poucos GIFs nas campanhas de e-mail. Aproveite esta chance para se destacar e fazer diferente dos seus concorrentes, trazendo uma surpresa positiva para o seu público. 

5. É fácil compactar informações
Fica mais fácil apresentar um produto complexo com algumas poucas imagens em sequência ao invés de colocar várias imagens uma ao lado da outra, que ocupariam grande espaço na campanha.  


Dica!
Não sabe como criar GIF animado? Não se desespere. Existem serviços online que podem ajudá-lo na tarefa. Não deixe de experimentar estes:

www.gifpal.com
www.gickr.com
www.makeagif.com


Obs: Em algumas versões do Outlook, somente o primeiro quadro da sua animação vai aparecer no e-mail. Lembre-se disso ao desenvolver as animações, o primeiro quadro deve ser a imagem mais importante.  Caso a pessoa clique no link de preview que vai no pré-header, ela terá a oportunidade de ver o negócio real.

Saia da mesmice e inove!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: