01/07/13

Dicas para quem quer abrir sua própria agência

Muitas pessoas sonham com a independência financeira e principalmente em ser o seu próprio chefe. Isso ocorre muito em quem escolhe e se forma na carreira publicitária, pois sabe que trabalhar de empregado nessa área pode gerar muitas dores de cabeça e muitos profissionais recém formados costumam abrir a sua própria agência, seja ela em uma sociedade ou uma franquia de alguma agência já existente no mercado.


1ª dica: O empreendedor não pode ficar apenas na parte operacional da agência, o ideal e recomendável é que o profissional atue em todas as funções exigidas por uma agencia de publicidade, como a criação, o desenvolvimento e a pesquisa de um produto ou do campo de aplicação do mesmo. Contar com a opinião da equipe e ver sem preconceitos a estratégia do empreendimento é tarefa fundamental.

2ª dica: É preciso perceber e acompanhar de perto as evoluções do setor em que a agencia pretende atuar. Neste caso é essencial focar em um tipo de mercado, seja ele de internet, televisão ou jornais e revistas e estar sempre atento ao que está rolando no mercado e o que está por vir.

3ª dica: Não contar somente com o feeling para avaliar o desempenho da agencia, é importante definir as metas e trabalhar para atingi-las e principalmente, mostrar reconhecimento ao seu funcionário que trabalhou para que a agência, como um todo, atingisse o sucesso em uma campanha.

4ª dica: Estabelecer diferenciais do que as suas concorrentes oferecem para o mercado de clientes. Por isso é muito importante investir em comunicação para tornar publico, não somente no meio publicitário, mas no mercado em geral o que a agência está produzindo e quais as conquistas da mesma.

5ª dica: Saber e estabelecer uma meta direta de onde a empresa deve e tem que chegar e em quanto tempo. Um empreendedor de sucesso não se pode, em hipótese alguma, se dar ao luxo de ficar a deriva, somente olhando a agência navegar como se estivesse em alto mar. Possuir um bom plano de negócios é mais do que indispensável.

6ª dica: É necessário focar no resultado pretendido, para concentrar todas as forças nos resultados que precisam ser alcançados e sempre mostrar uma constante melhora da agência perante o concorrido mercado.

7ª dica: Procure trazer para a sua agência novas oportunidades que estejam vinculadas ao foco inicial. Por exemplo, a sua agência é focada no mercado de jornais e revistas, invista na propaganda das edições online destes mesmos jornais e revistas, pois assim você aumenta seu campo de trabalho, fica ainda mais reconhecido e consequentemente irá ganhar mais dinheiro.

8ª dica: Saiba que você não faz o sucesso de uma agência sozinho, por isso, reconheça os seus funcionários e lhes dê oportunidades de crescimento dentro da própria agencia.

Coisas simples como folgas, aumento de salário, dar uma sala exclusiva para o funcionário que obteve o sucesso esperado e fazer elogios a ele, seja em particular ou na frente dos colegas de trabalho irá fazer com que ele se sinta valorizado e consequentemente se torne mais produtivo, pois estudos comprovam que funcionário que trabalha feliz, rende ainda mais.


O mercado para uma agência de publicidade e propaganda que recém está começando pode ser muito cruel, pois a concorrência é muito grande e no começo a agência terá que trabalhar com o mercado considerado “pobre” no mundo da publicidade, como por exemplo, churrascarias, pizzarias, revendas de carros e postos de gasolina. O grande número de agências também pode atrapalhar e muitas delas já possuem contrato com grandes anunciantes. Mas há também as pequenas agências que querem fazer publicidade para levantar suas vendas e por isso precisam obter contratos com agências pequenas e que desenvolvem trabalhos tão bons quanto os desenvolvidos pelas grandes agências. Pelo fato de o mercado ser tão abrangente, que há grandes possibilidades de descobrir nichos que as outras agências ainda não sabem que existe e focar neste tipo de trabalho, que pode trazer reconhecimento e renda a médio ou a longo prazos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: