25/07/13

Dicas para Promover o seu Negócio

Criar uma empresa não é fácil, depois de criar um plano de negócio, pensar em todos os aspectos do negócio, como finanças, jurídicos e todos os seus produtos, e depois colocar tudo em prática (o que é muito trabalhoso), você consegue lançar a empresa.

No entanto, um problema que muitos negócios fracassam no começo é a sua promoção.

Por mais que você deixe a casa arrumada, não aparecem clientes.

Por esse motivo, listo cinco dicas de marketing importantes para você promover um novo negócio.


Esteja listado

A primeira pergunta que você deve fazer quando quiser divulgar o seu negócio é a seguinte:
Como meus potenciais clientes procuram um serviço como o meu?

Eles te procuram primeiramente quando precisa de você, quando isso acontece, ele vai para alguns meios, como o Google, revistas do seu segmento, lista telefônica (ainda usam isso?) ou revistas de bairro, para encontrá-lo.

Sabendo como um potencial cliente se comporta na hora de procurar um serviço semelhante ao seu, você já terá um importante ponto a favor.

Por exemplo, se o seu cliente utiliza o Google para procurar o seu serviço, logo valerá a pena que você crie um site e até invista em Links Patrocinados (aqueles anúncios que aparecem no lado direito quando você procura por algo no Google.


Utilize a força dos contatos
 
Existe uma grande possibilidade de que o seu primeiro cliente seja um amigo ou um amigo de um amigo.

Por quê?

Essas são as pessoas que confiam em você e acreditam que você pode solucionar um problema, afinal, antes de uma pessoa utilizar os seus serviços, ela tem que ter um mínimo de confiança de que o seu serviço realmente é de boa qualidade.

E é por isso que você deve investir tempo na sua rede de contatos.

Informe os seus conhecidos que você abriu um negócio, fale como está sendo o lançamento da empresa e o que você tem a oferecer.

Destacamos também as Mídias Sociais!

Mais da metade dos brasileiros estão nas redes sociais e blogs, portanto, porque não utilizar estas ferramentas de “longo alcance”.

A única ressalva que faço é que você deve parecer o menos chato possível.

Não seja aquela pessoa que fica promovendo o seu negócio e querendo vender de qualquer jeito para os seus amigos, caso faça isso, é provável que você perca a confiança deles.

Apenas informe sobre o seu negócio quando estiver batendo um papo com os seus amigos.


Degustação

A degustação é um tipo de prática bastante utilizada por empresas de bens de consumo.

Seja uma degustação de um cafezinho em um supermercado ou até um período de 30 dias de uso de um software.

As pessoas tendem a enxergar um risco a utilizar um novo produto, ainda mais se elas já utilizam algum outro.

Por exemplo, imagine uma pessoa que utiliza a mesma pasta de dente faz cinco anos, na próxima compra que ela for fazer, ela estaria adepta a escolher outra marca aleatoriamente?

Dificilmente, não!

Ela tem que ter confiança de que a nova marca seja tão boa ou superior à que ela já utiliza, por isso, uma degustação seria uma oportunidade dela ter a confiança de que o produto é realmente de qualidade.


Foque na Propaganda Direcionada

Esqueça a ideia que temos sobre propaganda.

Para um produto fazer sucesso, ele não precisa necessariamente estar na televisão ou em grandes revistas, você tem que concentrar os seus esforços onde seus potenciais clientes estão.

Se existe uma feira do seu segmento de negócios, compareça! Faça contatos lá!

Se existe uma revista do seu segmento, anuncie! Ou pelo menos, faça um bom relacionamento com o pessoal da revista, contribuindo com informações para que aumente a chance de você ser listado em alguma reportagem.

Se existir algum site do seu segmento, anuncie ou colabore com ele!

O importante aqui é que a marca da sua empresa esteja nos lugares onde os seus clientes estejam.

Você deve fazer com que seu nome ou da sua empresa se torne familiar para as pessoas que possam adquirir os seus serviços.


Seja excepcional na execução do serviço

Você pode ter captado alguns novos clientes utilizando as dicas anteriores, mas a sua atenção deverá ser dobrada na “hora da verdade” do seu negócio.

A “hora da verdade” é o momento que você executa o serviço.

Depois de todo o seu esforço para trazer novos clientes, se você oferecer um serviço meia-boca, qual será a chance desses clientes retornarem a utilizá-lo?

Ou pior: qual será a chance deles indicarem o seu serviço aos amigos?

Por isso, ofereça um serviço excepcional, faça com que a qualidade do seu serviço seja o diferencial do seu negócio!

Assim, você aproveitará o potencial da propaganda boca-a-boca, onde esses clientes indicarão o serviço aos seus amigos, que logo virarão seus clientes e consequentemente, dinheiro.


Portanto, foque nessas dicas de marketing apresentadas para que o seu negócio seja melhor divulgado, e tenha maiores chances de sucesso.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: