03/06/13

Dicas muito práticas para elaborar o Plano de Marketing


Batemos na mesma tecla muitas vezes porque é imprescindível que todo empreendedor tenha em seus planos a verba destinada ao marketing. E isso independe do tamanho da empresa, o marketing deve existir e deve ser muito bem planejado.

Hoje daremos algumas dicas para que possa criar a estratégia que se encaixa à sua empresa:

Click Marketing: ferramenta do Sebrae para elaboração do Plano de Marketing. Um software gratuito com toda estrutura para que possa planejar seus investimentos em marketing a curto, médio e longo prazo (clique aqui).

Google Notícias: faça um clipping com tudo aquilo que acredita ser interessante para seu ramo de atuação, inclua o nome dos seus concorrentes e fique de olho nas novidades. Dentro do Google Notícias é possível incluir as palavras-chave que deseja acompanhar em “Personalizar o Google Notícias” (clique aqui).

Palestras: existem inúmeras palestras pelo Brasil sobre marketing, principalmente digital e que são gratuitas. Algumas até com transmissão online! (clique aqui)

Associações: procure o órgão que regulamenta as empresas do seu ramo de atuação, você pode encontrar números de mercado úteis para analisar a sua participação dentro dele.

Análise SWOT: este item é um dos mais importantes e deve ser feito com muito cuidado, lembre-se de analisar tudo com os olhos de empreendedor, ou seja, aquele que vê tudo por dentro (forças e fraquezas), mas que sabe reconhecer o que há para ser melhorado (oportunidades e ameaças).

Budget: a previsão de orçamento para empresas com mais de 3 anos é de 30% do incremento. Para o Plano de 2012 seria 30% do resultado de: faturamento de 2011 – faturamento de 2010. Já para empresas novas é aconselhado estimar pelo menos 20% do capital inicial.

Não esqueça que o Plano é elaborado para os próximos 12 meses e deve ser revisado pelo menos a cada três meses, podendo ser alterado de acordo com as expectativas.


Fonte: Saia do Lugar
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: