25/04/13

Dicas de como anunciar em jornal

Parece tão simples anunciar em jornal que muitas vezes as pessoas deixam de fazer. Entretanto, nahora de querer divulgar seu produto ou marca, fica a dúvida: como anunciar em jornal? Por isso, trouxemos hoje um passo a passo simples de como deve ser feito o anúncio em jornal e dicas de como fazer isso da melhor forma para a sua empresa.


Escolha o jornal

Antes de tudo, você deve escolher em qual jornal quer anunciar. Como fazer? Depende do seu produto e porte da empresa. Primeiro saiba qual o seu público alvo: é um produto para classe média, classe baixa ou classe alta? A partir daí, você escolhe o jornal em circulação na sua cidade com o perfil desejado. Os jornais populares, com matérias sensacionalistas e que são bem baratos podem não ser os mais vendidos, mas são os mais lidos por camadas mais baixas. Às vezes, estar no jornal mais lido não é o seu foco, depende de quem compra o seu produto ou usa o seu serviço.

A escolha do jornal pode ser feita com uma pesquisa, ligando para o departamento de marketing e classificados de cada um deles. Você pode pedir a tiragem em banca e em assinaturas, ou seja, quantas pessoas compram determinado jornal na banca de revista e quantos assinam em casa e ver quem vende mais. Eles também vão te informar em que bairros são mais vendidos. Isso ajuda na sua escolha de qual veículo merece o seu anúncio. Esta consulta é gratuita e os dados podem ser recebidos por e-mail, por telefone ou através de uma visita pessoal em seu escritório.


Escolha o caderno no qual vai anunciar

Escolhido o jornal, chegou a hora de escolher o caderno. Os cadernos de um jornal são: esportes, cidades, política, Brasil, Internacional, cultura, entre outros. Os nomes podem variar das chamadas editorias, mas os temas são esses. Em qual deles o seu produto se encaixa mais? Pode ser simplesmente a parte de classificados ou um caderno mais específico.

Você deve notar que anúncios sobre clínicas de estética e cabeleireiros só saem em cadernos de cultura, pois os temas possuem ligações. Isso acontece, porque geralmente quem se interessa por esses produtos e serviços, lê mais o caderno em questão. Assim como supermercados sempre anunciam em cadernos de cidades. A regra é simples e bem eficiente; você só precisa pensar em qual caderno o seu produto está ligado.




Ligue para o jornal e peça cotação

Você já sabe em qual jornal quer publicar o seu anúncio, em qual caderno, agora chegou o momento dos valores. Não é preciso comprar para saber os preços, apenas pedir um orçamento. Saiba que o tamanho e o posicionamento do anúncio interferem diretamente no valor. Os tamanhos padrões são: um quarto de página, meia página, uma página inteira e duas páginas inteiras, aquele no qual você abre o jornal todo e é apenas uma propaganda.

O dia da semana em que será publicado o seu anúncio também influencia no valor. O jornal de domingo é o mais caro, porque vende mais, pelos classificados de empregos, imóveis e carros e ser o maior jornal, com mais folhas. E quase todo mundo lê apenas o jornal de domingo.

Peça uma cotação sem compromisso. Eles vão te enviar o valor e você pode avaliar o que será mais prático, barato e também o mais eficiente para você.


Elabore uma arte

Escolhido tudo, o próximo passo é elaborar uma arte. Contrate uma empresa de publicidade caso não tenha um departamento para isso em sua empresa. Primeiro é melhor saber em que jornal e caderno o anúncio será publicado, para a empresa elaborar um anúncio mais elaborado para isso, com finalidade de atingir a um público alvo específico.

Depois de pronta a arte e aprovada por sua empresa, é só mandar para o jornal e aguardar a publicação do anúncio.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: