26/02/13

A importância de ter um portfólio online


Ter um portfólio online é importante para qualquer profissional da área de comunicação. Hoje em dia quem não possui presença na internet está deixando de participar de um mercado cheio de oportunidades, e não existem mais desculpa pra isto.


Claro que para um web designer, montar um portfólio é fácil. Afinal de contas, web designer precisa saber programar também. Passamos da época onde uma empresa contratava um designer gráfico e um programador web para montar um site – hoje em dia, preferem contratar o designer que já saiba programar pelo menos o lado HTML/CSS.

Mas para quem é designer gráfico, de produto, de moda, publicitário, etc, saber HTML/CSS talvez não seja necessário. Mesmo assim, ter um portfólio online é uma obrigação. Já comentamos um pouco sobre isso no post "Como ir além do currículo tradicional para achar boas vagas e ser notado".

Existem os sites que já tem como objetivo ser o seu portfólio e outros que vejo designers adaptando a ferramenta para guardar os seus projetos, mas nada melhor do que montar o seu próprio layout.

Para quem não tem o conhecimento, plataformas como a BaseKit ajudam muito – e mesmo se você possui o conhecimento, mas quer deixar o seu site muito melhor, o BaseKit (que agora está no Brasil e aceita pagamento em Reais) ainda possui integração com redes sociais, é otimizado para SEO e gera o seu site pode ser acessado até em dispositivos móveis.



Há também templates prontos para plataforma Blogger e Wordpress. Essas plataformas possuem seus próprios templates, do qual é fácil customizar, e para quem quer algo mais profissional, pode buscar por sites que oferecem – de forma gratuita e paga – templates prontos para Blogger e Wordpress.




Além disso, há também o site Wix, que também é gratuito e personalizável.



Para quem trabalha com imagens e fotografias, há um site que recebe especialmente esses tipos de portfólios, chamado Carbonmade. Também é gratuito.



Enfim, ter um portfólio online é mais do que eliminar a necessidade de andar com uma pasta com todos os seus trabalhos impressos. É a facilidade de juntar muita informação em um só lugar, aumentando a sua visibilidade no mercado.

Não existem mais desculpas para não se ter um portfólio online.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: