06/12/12

A Importância da Experiência do Usuário


Qual é a importância de se projetar produtos ou serviços que levem em conta a experiência do usuário (pessoa)? Em meio à facilidade a informações, a aceitação de produtos e serviços tem passado por um crivo cada vez mais exigente, mais crítico.

A era 3.0 reflete o imediatismo das ações, seja ela positiva ou negativa, obrigando aos gestores a ações rápidas e eficazes para que se obtenham bons resultados.

O Experience Design, ou Experiência do Usuário, vem apresentar um processo inovador para se propor novos produtos e serviços. Esse processo se baseia em um relacionamento com o usuário, de modo que você possa desenvolver algo que seja relevante para as pessoas.

Essa importância é mensurada no resultado final, onde a aceitação e o engajamento das pessoas são fatores básicos para se desenvolver ou redesenhar um produto. Leva-se em conta todo seu contexto de uso, focar idéias (conceito), nas experiências do usuário (experiência de uso), de modo que faça sentido para quem vai utilizar.

A partir dessa experiência, analisar e focar o público de interesse (quem são os perfis), para quem evidenciar de fato o produto ou serviço, mapear usuários, analisar as métricas, projetar o comportamento do usuário.

Propor um novo produto ou serviço levando em conta o modo de pensar da empresa e/ou uma análise em um mercado de massa induz ao erro, pois não levou-se em conta a necessidade do usuário, suas limitações e dificuldades de uso, ou seja, não ofereceu solução capaz de propor as pessoas capacidade de utilizar o produto ou serviço sem stress obtendo resultados eficazes.

Todas essas análises permitem organizar o modelo mental dos usuários que pode ser representada por meio de card sorting - técnica de organizar as informações ou conteúdos para os usuários, determinando a ordem que faz sentido para as pessoas - assim como fazer uma prototipação - uma planta baixa que identifica na interface a localização de cada item _ testando sua acessibilidade e usabilidade, onde o objetivo é validar a facilidade de compreensão que o produto oferece.

Portanto, a experiência das pessoas oferece a possibilidade de aquisição de conhecimento que tem como objetivo a execução de uma determinada tarefa a partir de seus costumes e do que se espera que o produto ou serviço façam como ele deve funcionar.

Essa experiência e conhecimento possibilitam um resultado eficaz, positivo e que o induzirá ao acerto, pois, tende a apresentar uma solução permitindo que as pessoas encontrem facilidade na utilização do produto ou serviço.

Imaginem como deveria ser a timeline do Facebook para você? Qual é a dificuldade que você encontra hoje? E por quê? Reflita a respeito e compartilhe sua opinião.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: