16/10/12

A Importância do Branding em uma empresa


Primeiramente, quero deixar claro que Marketing não é vendas. O trabalho de Marketing envolve pesquisa, interpretação de dados, pensamento mercadológico, estratégias, ações etc. Neste momento, irei fazer um conflito entre branding e vendas.

Muitas empresas tratam Marketing com uma ferramenta utilizada para salvar, alavancar, impulsionar ou até mesmo manter as vendas de uma empresa. De fato, o Marketing sempre tem um objetivo comercial, entretanto, antes disso, deve-se ter uma empresa com estrutura consolidada para que o profissional de Marketing consiga alcançar os objetivos propostos e satisfazer a vontade do empresário/diretor. Por isso, torna-se vital o processo de Branding de marca junto ao mercado.

O processo de Branding de uma empresa consiste, desde atributos verbais e visuais, até ao trabalho de construção e gerenciamento da marca.

Deve-se ter consciência de que a sua companhia, antes mesmo de, por exemplo, vender  pneus, é uma marca que deve ser construída e gerenciada de maneira correta para que não afete o desempenho do seu produto/serviço. Pode-se ter o melhor pneu do mercado, contudo, se o público-alvo não souber ou ter uma concepção negativa da marca, a empresa nunca irá prosperar.



O primeiro processo de Branding (definição de nome, logotipo, slogan e identidade visual) é básico. Estes atributos são o pontapé inicial da sua empresa no mercado. Apesar de básicos, não devem ser feitos por profissionais desqualificados, pois se os simples não forem desenvolvidos corretamente, os complicados jamais serão.

O segundo processo é, justamente, a fase de construção e gerenciamento da marca no cenário mercadológico. Trata-se da visão que o mercado e o público-alvo terão da empresa (stakeholders). E para que esta tal visão seja positiva, é necessário que o relacionamento com aqueles que possuem interesse (tradução Stake + Holder) seja ativo e agregador.

Este segundo processo de Branding  deve ser gerenciado por um profissional de Marketing, e se possível, com o auxílio de outros profissionais, como Relações Públicas, Assessores de Imprensa, Administradores, Jornalistas, Publicitários, Designers Gráficos etc, e potencializados com o apoio do Networking.

Todo empresário/diretor deve ter claro na sua cabeça a importância do Branding para as organizações que querem prosperar em um mercado onde, na sua maioria, conta com concorrência intensa e qualificada. Não adianta cobrar apenas aumento de vendas; É preciso ter estrutura e organização suficiente para que o aumento  aconteça naturalmente.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: