25/08/11

5 dicas simples para melhorar o seu site

Existe uma regra básica que é valida para todas as pequenas empresas: elas se preocupam com os seus clientes. Para quem se encaixa neste segmento, os clientes não são apenas mais um mecanismo, eles podem ser considerados a alma do negócio. Várias pequenas empresas contam com a lealdade de seus clientes como base de seus negócios. Semelhante a um pequeno empresário, naturalmente, você vai querer cuidar dos seus clientes.  

Aqui serão apresentadas dicas de como "ir além" em sua página na internet:


1- Ter uma versão mobile do seu site

Com a utilização cada vez maior de dispositivos móveis como celulares e tablets, uma página moldada para dispositivos móveis é essencial. O Google criou a plataforma Mobilize que possibilita a criação de uma página simples em pouco tempo. Um site que funcione plenamente em dispositivos móveis significa que seus clientes estarão acessando as suas informações a todo momento em qualquer lugar, também será real o compartilhamento de informações com os amigos nas redes sociais tornando seu produto cada vez mais visível.

Devemos levar em conta que sites móveis são mais acessíveis a pessoas com algum tipo de deficiência.

Caso você não possa bancar o luxo de ter uma versão a parte de seu site voltada apenas para dispositivos móveis, então, converse com o seu desenvolvedor e deixe claro que necessita que seu site seja legível e funcional em dispositivos móveis.


2 - Fornecer informações suplementares

Seus usuários estão buscando informações. Mesmo estando em seu site para fazer uma compra, ele vão priorizar as suas opções e observar o produto que estão comprando. Você deve tornar esta tarefa fácil e rápida, fornecendo informações complementares que estejam agregadas ao conteúdo geral do seu site.


Utilize o tempo de navegação para oferecer aos seus clientes informações relevantes como: manuais de produtos, garantia, contato com o fabricante e guia de solução de problemas. Estas atitudes fazem o cliente perceber que "Nós estamos preocupados com você", e transforma o seu site em um recurso importante, onde os clientes estarão sempre voltando para obter informações sobre os produtos adquiridos e realizarem novas compras.


3- Interagir com seus clientes

Nós precisamos que nossos clientes interajam com nosso site, tornando a experiência de seu visitante mais agradável. Porém, tenha cautela: interação em excesso pode tornar o site muito confuso, dificultando a navegação e o compartilhamento de partes de sua página.

Chegar ao equilíbrio vai de acordo com o perfil do seu site levando em conta produtos e serviços oferecidos, é muito importante trabalhar estes detalhes com seu desenvolvedor.


4- Torne a ajuda sempre fácil 

Muitas vezes não importa quanta informação suplementar e detalhes relacionados ao produto ou serviço oferecido você mostra para o usuário isso não será suficiente. Vão sempre existir clientes que precisam de uma ajuda extra, tornar isso mais fácil é essencial, fornecendo sempre respostas as perguntas mais frequentes (não esqueça de incluir links para recursos adicionais) e, exibindo ao cliente informações e contato da sua empresa ou suporte técnico.

As pessoas que acessam o seu site devem encontrar de forma prática em todas as páginas, alguma forma de contato como por exemplo: endereço de e-mail no rodapé da página, um número de telefone para contato ou até mesmo um link que encaminhe o usuário para obter mais informações.


5- Mantê-lo simples e organizados

Você não quer que o usuário a primeira vista pense que seu site é desorganizado, isso acontecerá caso exista o excesso de informação. Trabalhar com o designer afim de desenvolver uma maneira discreta e funcional sem sobrecarga de informações é essencial.

Caso você esteja construindo o seu próprio site, fique atento a regra de ouro que é olhar, o layout escolhido e se perguntar: "O que eu posso remover para tornar isso mais fácil de ser utilizado?" Podendo ser um bloco inteiro ou somente uma cor de fundo, quando você começar a escarafunchá-lo será capaz de transferir para outros lugares do layout. Continue revisando até que consiga um site limpo, ágil e com grande navegabilidade ampliando as suas vendas e satisfação dos clientes.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: