20/06/11

Os 5 Rs do Marketing - A chave para o Sucesso

Cada dia que passa, o sucesso fica cada vez mais difícil. As empresas têm que aprimorar constantemente a vantagem estratégica que os mantém à frente dos concorrentes na batalha sem fim para conquistar e manter clientes.

Os 4 Ps morreram
O marketing evolui, saindo da oferta - o que o se faz - e chegando à demanda - o que o cliente quer. Há "tempos atrás" o marketing cuidava apenas de como se vender ao mercado, o que se produzia. Essa era a época dos 4 Ps - produto, preço, praça e promoção -; onde convém notar o foco interno no produto, no que se produz, o foco da oferta.

Hoje, nesta era digital, da velocidade da transmissao de informações, chegamos à necessária e previsível era da demanda. Você tem que conhecer o que o mercado quer, necessita ou deseja e, então, produzir o que esse mercado demanda (5 Rs).

Portanto, irei apresentar à vocês os fatores chave de sucesso: OS 5 Rs - ferramenta revolucionária que ajuda você e sua empresa a: obter e manter clientes; e, fazer cada vez mais e melhores negócios.


Vamos lá:

Relevância:
Na Relevância você garante que está produzindo ou disponibilizando para o mercado algo que o mercado queira, seu seja relevante! Você tem que ter ou fazer seu produto ou serviço ser relevante para o seu cliente. Esse produto ou serviço tem que ser feito ou produzido para ser uma fonte de soluções e benefícios para o seu cliente, ou seja, o seu cliente precisa enxergar, perceber e sentir o seu produto ou serviço como algo necessário, desejado, ou melhor ainda, imprescindível. Mas isso não é tudo, não basta apenas ser relevante, esse é somente o primeiro passo.

Reconhecimento:
Como dissemos, não basta ter um produto ou serviço necessário, desejado ou imprescindível, é necessário também ser reconhecido como o melhor ou único fornecedor, é necessário que o cliente queira comprar com você, e nunca do seu concorrente! Para que isso aconteça é necessário que você seja conhecido e reconhecido como um fornecedor de excelência, que seu produto tenha um diferencial, ou seja único!

Receptividade:
Agora que temos o produto ou serviço relevante, somos reconhecidos como fornecedores de excelência, basta encontrar nossos clientes, saber onde eles estão e gerar aproximação com esses nossos clientes potenciais, trazê-los para um contato inicial, para sermos conhecidos. Afinal, ninguém compra de quem não é conhecido.

Responsividade:
Temos o produto ou serviço relevante, somos vistos como fornecedores diferenciados, encontramos nossos clientes potenciais pois estabelecemos o contato inicial que nos torna conhecidos, então resta gerar respostas desses clientes potenciais à nossa oferta, gerar respostas de compra do nosso produto ou serviço, o que implica em gerar confiança e transmitir segurança para que a primeira compra se efetue.

Relacionamento:
Muitas empresas se esquecem dessa fase, que é extremamente importante para fechar com chave de ouro as etapas que foram realizadas anteriormente.
O mais difícil já foi feito:
- identificar e produzir um produto ou serviço relevante;
- ser um fornecedor diferenciado e reconhecido;
- saber onde se encontram seus clientes e tornar-se conhecido;
- gerar respostas desses clientes à nossa oferta e fomentar a primeira compra.
Resta agora concluir todo esse processo, que é fazer com que esse cliente que aceitou a sua oferta se transforme em um cliente para toda a vida, ou melhor, em um cliente de compras repetidas e frequentes.


Esses são os fatores chave de sucesso. Os 5 Rs, nova e revolucionária ferramenta de marketing voltada ao cliente, que substitui, com inúmeras vantagens os antigos e arcaicos 4 Ps, nesta altura do desenvolvimento do marketing.

Espero que aproveitem essas informações e consigam identificar e aproveitar os 5 Rs de sua empresa!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: