23/06/11

É necessário mesmo o idioma inglês?



Essa é uma pergunta que muitos gestores fazem. Mas, na realidade, ela deveria já ter perdido completamente seu direito de existir. Por que? Muito simples. A importância do inglês no mercado de trabalho é total. Sem saber falar inglês fluentemente será completamente impossível conseguir uma colocação numa grande empresa. Espanhol e quaisquer outras línguas que você quiser aprender servirão como diferenciais para sua contratação, mas se não souber inglês, nada feito.

Há um mito de que se o profissional trabalha em uma empresa nacional ou mesmo se ele não tem interface com profissionais de outros países, não há necessidade de estudar inglês. Independentemente do que você faz ou de que cargo você ocupe, por mais que a sua atual empresa seja nacional ou mesmo se seu cargo não tenha uma interface com outros países, o mundo está globalizado, e você vive nele.

Inglês é a língua chave para o mundo dos negócios. Hoje em dia, quanto mais idiomas você falar fluentemente, mais importante e mais longe você evoluirá em sua vida profissional. Assim, torna-se muito simples entender a importância do domínio do inglês diante das exigências cada vez maiores de qualificação na disputa de vagas de emprego. Mesmo em empresas onde raramente você usará o inglês em suas atividades corriqueiras, o domínio do idioma lhe garantirá o devido destaque na hora de uma promoção ou de uma colocação num posto melhor ou numa vaga para uma cidade que deseje.





Muitas pessoas tem TV a cabo, mas não podem assistir aos noticiários e até talk shows (alguns excelentes por sinal) porque não entendem inglês.

As empresas só tem a expandir e lucrar com funcionários que saibam falar inglês. Se caso aparece uma empresa multinacional querendo fazer parceria ou algum outro negócio, o que fazer? Perder a oportunidade? Por isso também é importante oferecer curso de inglês aos funcionários. E muitas empresas já estão fazendo isso. Além de capacitá-los e motivá-los no seu próprio crescimento, a empresa cresce também.

Não entender inglês não é uma chance de perder oportunidades profissionais, é uma certeza de perder diversas oportunidades de fazer parte de um mundo globalizado quase sem fronteiras - ainda mais quando a internet trouxe consigo blogs, twitters, facebooks, entre outros.

Veja essa entrevista que interessante sobre "A Importância do Inglês Para a Empresa Global" com Marco Ântonio Rossi, Gerente Geral da Spring Wireless no Brasil:



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: