17/05/2011

Você sabe a diferença entre Marketing, Publicidade e Design?



Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre Marketing, Publicidade e Design, principalmente quando vão escolher um curso.

É marketing com ênfase em publicidade, publicidade e propaganda com design, design com publicidade, ou tudo a mesma coisa?

Essas profissões são semelhantes e acabam criando confusão.

O fato é que, o trabalho de um praticamente não existe sem o outro. Mas há diferenças!

Nesse artigo então vou começar a falar um pouco sobre cada profissão, de uma forma acadêmica.

Vamos lá?


MARKETING: O Estrategista
(o começo)


É o conjunto de técnicas e atividades voltadas a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de produtos/serviços às necessidades e preferências dos consumidores.

Portanto, o Marketing tem uma pegada mais estratégica e abrange um leque muito amplo de atividades, que vão além de criação e divulgação, envolvendo a empresa como um todo: estudo de mercado, perfil do consumidor, análise de tendências de consumo, posicionamento comercial, ações adequadas, etc. É ele que cuida dos 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção).

O PROFISSIONAL: O profissional de marketing (e nunca marketeiro) trabalha diretamente com o objetivo de estimular a venda de produtos e serviços e valorizar a marca. Por ser abrangente, permite que o profissional atue tanto na área de gestão de todo o marketing como no controle financeiros das ações ou gestão de eventos, por exemplo.

Ele analisa as melhores táticas do mercado, para cada cliente - que pode ser tanto uma marca, uma empresa ou até uma pessoa (como no caso de famosos e personalidades que querem melhorar sua imagem).

O QUE SE ESTUDA: A disciplina traz conteúdos de Lógica, Estatística, Administração, Psicologia, Comportamento do Consumidor, Gestão, Finanças, Estratégia, Marca e Economia.

Veja também:



PUBLICIDADE: O Divulgador
(o meio)


 A Publicidade trabalha com todo o processo de divulgação de produtos e serviços – desde a ideia inicial até a confecção de um anúncio (em especial atividades criação, produção e veiculação de peças publicitárias). É a profissão que dá corpo à frase: “a propaganda é a alma do negócio”.

O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo - que te convence - e visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Tem como objetivo principal influenciar uma audiência. Para tal, frequentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando uma omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada.

O publicitário cria desde propagandas comerciais  na TV, ônibus, rádio, camisetas de times, na internet e até no celular em forma de banners e vídeos, por exemplo.

O PROFISSIONAL: É ele o responsável pela mídia e pela divulgação de forma atrativa para o público-alvo, proporcionando o aumento das vendas. A atuação é, em sua maior parte, voltada à criação de campanhas promocionais e elaboração dos conteúdos.

O QUE SE ESTUDA: A área envolve estudos de Sociologia, Economia, Ética, Mercado, Fotografia, Redação Publicitária, Produção Visual, Vendas e Planejamento Publicitário.

Veja também:



DESIGN: O Criador
(o fim)


É uma atividade técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto.

Há várias especializações, como design de produto, design visual, design de moda e design de interiores. Porém, a especialização que eu mais se une com o Marketing e Publicidade é o Design Visual. Então vamos falar mais sobre ele.

Design Visual é o design atuando em qualquer mídia ou suporte da comunicação visual, assim como fazem os termos design gráfico (mídia gráfica - impressos) ou design digital (mídia eletronica - interface).

Ele é responsável por dar identidade a projetos, peças e animações, trabalhando com imagens, textos e espaços em branco ara transmitir ideias e conceitos.  É responsabilidade desse profissional criar materiais de comunicação que sejam confortáveis para a leitura, intuitivos e que contêm a quantidade certa de informação.

Dentre as especializações mais comuns na atualidade, se encontram: Identidade Visual, Design Tipográfico, Design Editorial, Design de Embalagem, Design de Cartaz, Design de Hipermídia e Webdesign.

O Profissional: O designer, então, cria marca, logos, embalagens, fachadas, materiais visuais e tudo relacionado as imagens no mercado/comércio, utilizando ferramentas, como o photoshop, corel draw, illustrator, entre outros.

Veja também:



CONCLUSÃO

Marketing é um conjunto de estratégias, que envolvem a Publicidade e o Design, visando satisfazer e despertar o consumo. 

Publicidade é uma "ferramenta" ou o “departamento” usado pelo Marketing que tem como função criar, planejar e produzir campanhas publicitárias visando a divulgação das informações marca e/ou produto, de maneira comercial.

A partir desse conhecimento, o Design busca dar forma e estruturar a informação visual das peças e materiais das campanhas publicitárias. É ele que cria as artes dos anúncios, porém ele tem o auxílio de um publicitário que é quem define que anúncio fazer, qual o texto, aonde veicular e quem deve ser atingido com a mensagem.

Entendeu?

O Marketing cria a estratégia e define como atingí-lo; A Publicidade cria e divulga a campanha que será desenvolvida; e O Design dá desenvolve a arte da campanha.

EXEMPLO: quando uma empresa X quer vender mais no ano seguinte, é o Marketing que faz o estudo de quais oportunidades ela pode explorar para crescer; só então a Publicidade, junto com o Design, vai fazer uma campanha para alcançar os objetivos avaliados pelo marketing e tornar esse discurso persuasivo.

E depois de tudo, o Maketing tem que analisar os resultados. Pode-se dizer que o Marketing se trata de uma visão macro e a Publicidade e o Design uma visão micro, mais voltada na execução.


O que achou? Se tiver mais dúvidas, não hesite em deixar nos comentários!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: