17/05/11

Você sabe a diferença entre Marketing, Publicidade e Design?


Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre Marketing, Publicidade e Design, principalmente quando vão escolher um curso. É marketing com publicidade, publicidade e propaganda com design, design com publicidade, ou tudo a mesma coisa? Essas profissões são semelhantes e acabam criando confusão. O fato é que, o trabalho de um praticamente não existe sem o outro. Mas há diferenças.


Bem, vou começar a falar um pouco sobre cada profissão, de uma forma acadêmica:




MARKETING

É o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produto para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito amplo de atividades, desde o estudo de mercado, administração, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-vendas, visando a satisfação das necessidades presentes e futura dos clientes. Se você buscar o significado de Marketing na internet, vai encontrar inúmeras definições, porém resumindo, o Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. 

O profissional de marketing trabalha diretamente com o objetivo de estimular a venda de produtos e serviços. Ele analisa as melhores táticas do mercado, para cada cliente - que pode ser tanto uma marca, uma empresa ou até uma pessoa (como famosos que querem melhorar sua imagem).





PUBLICIDADE


É um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolva a difusão comercial de produtos (em especial atividades como planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias).



O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial; é uma comunicação de caráter persuasivo (que te convence) e visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a "propaganda" tem um significado mais amplo, pois é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política (campanha eleitorais, por exemplo). Porém, ambas tem como objetivo principal influenciar uma audiência. Para tal, frequentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando uma omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. Por outro lado, a propaganda em seu sentido é original e neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanha de denúncias, crimes e política, por exemplo.



O profissional publicitário cria desde as propagandas comerciais na televisão aos outdoors atrás do ônibus, passando pela divulgação de produtos/serviços. É ele o profissional responsável pela divulgação de forma atrativa para o público-alvo, proporcionando o aumento das vendas.



DESIGN


  
É uma atividade técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto. Há várias especializações, como design de produto, design visual, design de moda e design de interiores. Porém, a especialização que eu acho que mais se mescla com publicidade é o Design Visual. Então vamos falar mais sobre ele.



Design Visual é o design atuando em qualquer mídia ou suporte da comunicação visual, assim como fazem os termos design gráfico (mídia gráfica - impressos) ou design digital (mídia eletronica - interface). Dentre as especializações do design visual mais comuns na atualidade, se encontram: Identidade Visual, Design Tipográfico, Design Editorial, Design de Embalagem, Design de Cartaz, Design de Hipermídia e Webdesign.



O Profissional, designer, então cria marca, identidade visual, logotipo e tudo relacionado as imagens no mercado/comércio, utilizando ferramentas digitais, como o photoshop, corel draw, illustrator, entre outros.



RESUMINDO


O Marketing é um conjunto de estratégias, envolvendo publicidade e design, que visa satisfazer e despertar o consumo. Publicidade é uma "ferramenta" usada pelo marketing que tem como função criar, planejar e produzir campanhas publicitárias visando a divulgação das informações marca e/ou produto, de maneira comercial. O Designer busca dar forma e estrutura a informação visual, é ele que cria os anúncios, porém ele tem o auxílio de um publicitário que é quem define que anúncio fazer, aonde veicular e quem deve ser atingido com a mensagem.



Exemplo: quando uma empresa X quer vender mais no ano seguinte, é o marketing que faz o estudo de quais oportunidades ela pode explorar para crescer, só então a publicidade, junto com o design, vai fazer uma campanha para alcançar os objetivos avaliados pelo marketing e tornar esse discurso persuasivo.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários: