23/03/11

A Importancia do Endomarketing


Todo gestor de marketing sabe que nossos clientes internos, ou seja, nossos colaboradores, precisam ser também conquistados, assim como nossos clientes externos.

Mas por que? Ora, é obvio. Antes de fidelizar o público-alvo de uma empresa ou organização, nós devemos conquistar nosso público interno! Não adianta gastar dinheiro com campanhas, estratégias de marketing se nossos colaboradores não estão satisfeitos com seu trabalho, com a empresa onde trabalha. O colaborador, antes de tudo, tem que gostar de seu trabalho, vestir a camisa da empresa e, como consequência, se tornar. Dessa maneira, tudo flui.

O sorriso no rosto do colaborador, a sua forma de se vestir, sua postura, o tom de sua voz ao apresentar sua empresa influencia o cliente, e muito, na tomada de decisão de compra. Afinal, colaboradores insatisfeitos com as condições de trabalho e com próprios produtos lançados irão, mesmo involuntariamente, fazer uma contra-propaganda da empresa com uma imagem negativa.

Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo?

Veja os benefícios:

- Atingir melhores resultados através do comprometimento individual;
- Criar um clima de trabalho mais prazeroso e agradável;
- Melhorar a produção;
- Buscar a realização profissional;
- Incentivar e motivar  os colaboradores;
- Suprimir conflitos e minimizar o impacto negativo de pontos delicados;
- entre outros.

Outro dia, estava em dúvida sobre 2 escolas de inglês para me matricular. Entrei na primeira e a recepcionista nem bom dia meu deu. Pedi informações sobre o curso, ela me deu um folder com valores de alguns cursos e não disse muita coisa. Guardei o folder na bolsa e sai. Cheguei em casa, me informei melhor no site achei bacana o curso.

Mas, como sou uma boa pesquisadora, fui visitar a segunda escola que ficava perto de minha casa. Entrei, a recepcionista foi super simpática, com boa postura, estava em pé no balcão, parecia que estava me esperando. Perguntei sobre os cursos, ela pegou um folder e explicou sobre todos eles (por um minuto até achei que ela fosse vendedora, mas não era), começou a conversar comigo, me apresentou a escola e ainda no final me tratou como se fosse minha amiga falando sobre a importância de um curss de inglês!

Me senti extremamente à vontade no ambiente e falei "vou fechar minha matricula aqui!", então ela me encaminhou ao vendedor. O valor era um pouco acima do que o valor da primeira escola, mas me senti tão segura com relação à escola e aos colaboradores que nem lembrei da primeira escola! Saí de lá com a sensação de que fiz uma boa compra!


Essa é a diferença! O colaborador, principalmente as recepcionistas e os vendedores, representam a empresa. O colaborador tem que tratar o cliente de maneira que ele se esqueça do preço. Mas para isso, voltando a questão do título, o departamento de marketing junto com o recursos humanos tem que trabalhar o endomarketing da empresa. Como representante da empresa, o colaborador é a pessoa mais importante no mundo dos negócios, pois nada acontece nos negócios até que alguém venda algo.

Como fazer?
Eis abaixo algumas sugestões de ações de endomarketing:

- Festa aos aniversariantes do mês;
- Brindes em datas comemorativas;
- Tours para espaços culturais, como teatro, cinema e exposições;
- Evento mensal na empresa com shows musicais e performances artísticas;
- Pinturas e artesanatos na empresa em um determinado espaço;
- Concursos, como fotografia e literatura;
- Jornal Interno;
- Mídias sociais, como blog, twitter, facebook e orkut;
- Intranet;
- Reuniões.

Essas são algumas ações, porém há possibilidade de muito mais ações, dependendo do porte da empresa. Também é interessantes incluir pesquisa de satisfação ao final de cada ação, com espaço também para sugestões.

Lembrando que, o Endomarketing não se resume a ações isoladas, de emergência, para serem usadas apenas em momentos de dificuldades. As ações têm que ser usadas sempre. Também não adianta prometer uma ação e não cumprir, isso é uma das coisas mais desmotivadoras que um colaborador pode ouvir.

Aproveite também para deixar o colaborador informado sobre os negócios da empresa, sua história e objetivos. Discuta com eles o problema, informe os avanços e entregue uma resposta, mesmo que negativa. Assim, eles se sentem mais participativos e mais orgulhosos e, além de endomarketing, é questão de respeito. Facilite a comunicação, evite a formação de "panelinhas".

É fato que quando seu trabalho lhe traz a sensação de ser útil, quando as tarefas são consumadas, elas massageiam o nosso ego. Ainda mais quando há reconhecimento.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: