03/12/10

Veja porque você deve investir nas Redes Sociais

No mundo atual em que vivemos é essencial que uma empresa utilize recursos digitais para promover sua marca e trabalhar o marketing de relacionamento, além de trazer bilhões de benefícios que iremos apresentar no decorrer do post.

Antigamente os consumidores estavam na frente da TV e do rádio, e atualmente a grande maioria dos consumidores está na frente de seus computadores conectados à Internet, lendo e-mails, acessando sites de relacionamento e vendo vídeos. Hoje as empresas estão investindo, e muito, no marketing virtual. No marketing em mídias sociais.


As mídias sociais são reconhecidas hoje como técnicas de marketing que são desenvolvidas através de sites como Orkut, Twitter, YouTube, Facebook, MySpace, Blogs e também sites de relacionamento específicos de cada segmento, com objetivo de produzir ganhos na fixação da marca e conceitos, de maneira inteligente e financeiramente muito mais viável que a publicidade tradicional.

Hoje o consumidor está cada vez mais exigente e, devido à tecnologia, cresce o desejo dos consumidores de interagir, expor opiniões, sugestões e negociações. O que gera oportunidade de ouro às empresas para captar, medir e conectar dados a fim de utilizá-los no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, trazendo feedback à empresa.

O poder de crescimento da Internet está justamente nas necessidades que os usuários têm em buscar e compartilhar informações, bem como estabelecer relacionamentos.

O usuário procura também informações até que conheça o suficiente do produto. Neste caso, os mecanismos de busca como Google e os próprios sites de redes sociais têm um papel importante no processo de tomada de decisão de compra do usuário, tanto na busca, quanto na aferição dos resultados. A experiência e recomendação de produtos, marcas e serviços desperta o início do processo desejo/necessidade em outros usuários.


As pessoas usuárias dessas redes, com o compartilhamento de conteúdos de interesse mútuo, acabam por se tornar o veículo que transmite a mensagem, assim conhecido como marketing viral ou marketing espontâneo. O consumidor pode levar um produto ou serviço ao sucesso, como também ao fracasso com um comentário em seu Blog ou comunidade no Orkut. Por isso também é bom ficar esperto para saber o que os consumidores estão falando de sua empresa.





Grandes empresas estão descobrindo que os sites sociais são meios muito eficientes em estratégias de marketing para conhecer sua audiência, e assim conquistá-las.

Seguindo o conceito dos tradicionais 4 Ps, os departamentos de marketing costumam ter acesso muito limitado ao feedback, que é o sonho de qualquer profissional desse meio. Com as mídias sociais o feedback é bem mais acessível. Essa transparência hoje existe e as empresas não tem outra escolha senão prestar atenção nela. Se não o fizerem, a concorrência o fará.

Porém, não basta apenas criar uma página em uma rede social. A empresa tem que criar uma página dinâmica e que haja constante acompanhamento do que as pessoas falam sobre a sua empresa e proporcionar respostas imediatas para que os usuários sintam que a opinião deles está sendo levada em consideração. Por isso, é preciso produzir informação, gerar conteúdo atualizado e incansavelmente relevante.

Como muitas marcas já estão adotando essa técnica, para obter sucesso é necessário um planejamento. É importante se distinguir das marcas similares e se destacar em seu segmento, mas cuidando sempre para que a banalidade e a autopromoção jamais tomem conta das páginas de acesso. 

A assinatura de uma marca nas redes sociais especializadas devem ser honrada por um perfil preenchido por conteúdo rico e exclusivo, além de criar espaços para compartilhamento e opinião, provocar o engajamento e despertar a paixão dos participantes.

Além de melhorar a imagem da empresa, deixando que os consumidores não a vejam apenas como "vendas", mas sim como uma empresa que gosta de seus consumidores e que se preocupam com suas necessidades, procurando atendê-las da melhor forma possível e, até encontrando um caminho junto.

Entre tantos privilégios, o usuário se identifica com o ambiente e inicia um processo valioso que ultrapassa a verdadeira missão da marca, estendendo aos seus seguidores e amigos o valor do desejo.  
Estar próximo de nossos clientes é sempre o melhor caminho.

Em um mundo globalizado, trabalhar com mídias sociais não é mais um luxo para poucos, e sim, uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo.

Confira também nesse artigo, o download gratuito do E-Book "Midias Sociais: perspectivas, tendências e reflexões" disponível para quem quer se aprofundar sobre o assunto.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: